domingo, setembro 26, 2010

Desenvolvimento da Gincana de Matemática

A pesquisa teve como objetivo geral investigar como uma Gincana de Matemática poderia ser utilizada como fator de motivação do aluno quanto ao seu processo de construção do conhecimento matemático, e também, investigar se a Gincana poderia fazer parte de projetos escolares interdisciplinares.
A I Gincana de Matemática da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro fez parte inicialmente de um projeto da escola que procura integrar as diferentes áreas do conhecimento, intitulado “Multifeira”. A Gincana foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2009, com aproximadamente 210 alunos do 3º ano do Ensino Médio, distribuídos em 22 equipes. As tarefas foram dadas em diferentes semanas, totalizando cinco tarefas com diferentes objetivos.
A primeira tarefa teve como objetivo o reconhecimento dos polígonos regulares e das cores primárias, num trabalho interdisciplinar com a disciplina de Artes. Para isso, foi pedido que as equipes elaborassem bandeiras, com as cores primárias e que aparecessem pelo menos quatro polígonos regulares. 
Na segunda tarefa, cada equipe deveria criar uma história relacionada com a Matemática e ilustrada com figuras criadas exclusivamente com as peças do tangran (não necessariamente utilizando todas as peças).        
Na terceira tarefa, cada equipe deveria fazer um levantamento estatístico, elaborando um questionário com cinco perguntas relacionadas à prevenção ao uso de drogas, entrevistando 80 pessoas na escola.
Após o levantamento dos dados obtidos, deveria ser preparada uma apresentação sobre o tema e as respostas obtidas nas entrevistas. Deveriam ser apresentados tabelas e gráficos ilustrativos, refletindo à realidade na escola sobre o tema em questão.
Na apresentação de cada equipe, deveriam constar informações sobre o tema, as perguntas que foram realizadas, tabelas e gráficos percentuais que ilustrassem as respostas. No dia desta apresentação, um grupo de quatro alunos, participantes da equipe, deveriam ficar em seu espaço, organizado pela equipe no dia anterior, para explanação e explicações sobre o trabalho realizado à comunidade escolar. Puderam utilizar para esta divulgação cartazes e murais, conforme preferências da equipe.
            Durante a apresentação da terceira tarefa, outros três alunos participantes da equipe realizaram a quarta tarefa, que consistia numa prova, contendo 10 questões de múltipla escolha, que envolvem basicamenteraciocínio lógico-matemático.
Na quinta tarefa (tarefa surpresa), foi escondido na escola um sólido geométrico (cubo) de aproximadamente 10 cm de aresta. Cada equipe, representada por três participantes (que não estivessem participando neste dia das tarefas 3 e 4), iriam procurar o sólido geométrico no pátio da escola, obedecendo as orientações de um “mapa” com indicações matemáticas da localização do objeto que procuram. Ganharia a pontuação indicada a equipe que encontrar primeiro o sólido.                                            


3 comentários:

  1. Gostei do projeto. E o resultado da pesquisa mostrou motivação do aluno no processo de construção de conhecimento?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, os resultados e depoimentos dos alunos demonstraram grande motivação no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Bete, é correto a sua afirmação no que tange ao empenho e dedicação de nossos alunos em atividades fora de sala de aula, devemos utilizar cada vez essa metodologia.
    Valeu o seu comentário!
    Um grande abraço..

    ResponderExcluir