Gestão Pública nos contextos de Educação a Distância e Gestão de Polos
É inegável que o trabalho do Gestor de Polos é de suma importância para a Educação a Distância e para o bom funcionamento do Polo.
O Gestor precisa dar autonomia para que as pessoas possam atingir metas, para isso, uma boa alternativa é a utilização de recursos computacionais nos trabalhos desenvolvidos tanto individualmente como em equipes, pois não se discute que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm um papel fundamental no bem andamento do trabalho.
O Gestor deve auxiliar na construção do conhecimento, para isso, deve estar constantemente a procura de inovação. Esse profissional está sempre assumindo riscos, deve avaliar resultados, delegar poderes e principalmente sempre estar aberto à sugestões.
O administrador do Polo de Educação a Distância precisará estimular tanto trabalhos em grupos, como procurar desenvolver a autonomia individual de todas as pessoas que trabalham neste estabelecimento de ensino.
É responsável pela elaboração e aplicação de projetos que estimulem o trabalho em grupo e o comprometimento da equipe de trabalho, entre outras tantas atribuições inerentes ao cargo.
Com o aumento de forma bastante rápida dos cursos a distância, os Polos estão crescendo na mesma proporção, o que reflete diretamente no trabalho do Gestor, que deve estar preparado para tal expansão, para isso, é necessária uma formação adequada e continuada para corresponder às expectativas da equipe que trabalha nos Polos, e principalmente estar preparado para auxiliar na construção do conhecimento dos alunos de educação a distância.
Zulma Elizabete de Freitas Madruga