Políticas Públicas Educacionais no Brasil - Discussão de Ações Governamentais no Contexto de Educação a Distância
A muitos anos debates em torno da educação no Brasil são frequentes, muitas medidas vêm sendo tomadas ao longo dos tempos, todas com o intuito de melhorar a educação no país. Algumas destas ações não produziram resultados visíveis e efetivos.
As políticas públicas para a educação apareceram como ações emergentes da necessidade de reforma nessa área. Atualmente, o governo brasileiro, através do Ministério da Educação (MEC), tem disponibilizado recursos para as escolas de educação básica e implantado programas que beneficiam a todos os estudantes do país.
Muito se tem feito em prol da educação, alguns programas não são bem utilizados por algumas escolas, porém, continua a tentativa de uma educação de qualidade e para todos.
Mas para a construção de uma educação realmente igualitária e de qualidade, precisa da participação conjunta da sociedade, com envolvimento dos governantes, mas também de pais, alunos, professores e gestores, pois a educação é um compromisso e uma conquista de todos.
A Universidade Aberta do Brasil oferece opções para muitos cidadãos brasileiros que dificilmente teriam acesso aos estudos e assim à melhoria de suas condições de vida, é imprescindível que esse Sistema tenha garantidas ações públicas educacionais que venham ao encontro de seus objetivos, bem como fontes de custeio e recursos para o financiamento destas ações e execução de um dos seus principais objetivos: oferecer cursos de qualidade e fomento para atender à demanda.
Zulma Elizabete de Freitas Madruga