Softwares Educacionais no Auxílio da Aprendizagem de Matemática
Muito se discute sobre a utilização da informática na educação dentro do processo de construção do conhecimento, e procura-se constantemente apontar alguns recursos que contribuam para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Percebe-se que a formação na área tecnológica deve ter como objetivo dar conhecimento de como pode-se integrar esses recursos no desenvolvimento dos conteúdos. Para isso, sugere-se o uso de softwares educacionais, mais especificamente programas de geometria dinâmica para o Ensino de Matemática ,onde pode ser utilizado como ferramenta na construção do conhecimento matemático e auxiliar no trabalho investigativo. Através de construção e visualização de figuras, pode-se despertar o interesse pela disciplina e contribuir para a aprendizagem, ao incentivar aulas investigativas nas quais o professor passe a agir como pesquisador e mediador do processo. É necessária uma conscientização para ocorrer mudança de postura e metodologia do docente, para que assim exista uma real reforma na escola e para que o aluno passe efetivamente a ser o protagonista do processo de ensino e aprendizagem.
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Márcia Loureiro da Cunha