quinta-feira, setembro 23, 2010

Gincana de Matemática: Uma pesquisa no 3º ano do Ensino Médio


     A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2009 na Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro no município de Campo Bom, RS. Metodologicamente, baseia-se como pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O tema gerador foi: "Como uma Gincana de Matemática pode ser utilizada para contribuir na motivação do aluno quanto ao seu processo de construção do conhecimento matemático?" A partir daí, foi estabelecido como objetivo geral, investigar  poderia ser utilizada como fator de motivação do aluno quanto ao seu processo de construção do conhecimento matemático, e também verificar se a Gincana de Matemática poderia fazer parte de projetos interdisciplinares da escola. A pesquisa consistia na realização dessa Gincana com turmas de 3º ano do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite dividida em tarefas, que deveriam ser realizadas ao longo do mês de outubro de 2009, tendo como culminância o dia 07 de novembro de 2009, no qual as equipes realizaram as últimas tarefas. A comunidade escolar teve a oportunidade de apreciá-las no momento propício, onde os alunos apresentaram suas produções, decorrentes de pesquisa estatística sobre tema de cunho social - preservação ao uso de drogas, tema do projeto que estava sendo desenvolvido pela escola no período de realização da Gincana. As informações colhidas durante o desenvolvimento da pesquisa, as quais serviram como dados, foram analisados ao final do trabalho.
A I Gincana de Matemática da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro foi realizada com sucesso. Pode-se notar que os alunos envolveram-se e dedicaram bastante tempo para a realização de cada tarefa. Observou-se que as atividades estimularam a motivação intrínseca de cada um. Com a criação de momentos que os levam a trabalhar em equipe e agir com autonomia, percebe-se claramente a motivação e o despertar do interesse pela aprendizagem da disciplina e a construção do conhecimento matemático através de atividades diversificadas.
A Gincana comprovou que a disciplina de Matemática pode fazer parte de projetos interdisciplinares da escola. Esta fez parte de dois projetos: a Multifeira, que consistia na apresentação de trabalhos variados de toda a escola vinculando umas disciplinas com as outras, e principalmente, do projeto de prevenção ao uso de drogas: “A arte como forma de prevenção”, tema gerador da tarefa de número 3, a qual foi muito bem elaborada pelos grupos participantes, no qual cada equipe pesquisou sobre os vários tipos de drogas, conseqüência do uso sistemático das mesmas, drogas lícitas e ilícitas e formas de prevenção. Numa tarefa que juntou Matemática com um tema atual e importante, a Gincana deixou de ter um foco somente matemático e passou a ter também um enfoque social, na tentativa de alertar os alunos sobre o problema das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário