domingo, maio 01, 2011

Análise de conhecimentos prévios através de uma abordagem interdisciplinar

                 Atividades que integram a educação formal da universidade e da escola são necessárias para o desenvolvimento de metodologias que façam sentido para o processo de ensino e aprendizagem. Quando a integração também é realizada com museus, jardins botânicos ou outras instituições os benefícios de compreensão dos saberes científicos ficam mais evidentes. Dessa aproximação resultam experiências que qualificam todas as instituições que desenvolvem esses trabalhos integrados. A integração entre disciplinas na escola também tem por objetivo melhorar o ensino e promover uma visão do conhecimento científico de forma que as pessoas possam exercer plenamente sua cidadania.
Ações pedagógicas que consideram a representação de como os estudantes compreendem o mundo são muito potentes, porque com a riqueza de informações registradas o professor pode construir argumentos que reorientem entendimentos incorretos. Esse trabalho analisou uma de 5 questões abertas de um questionário que aborda questões práticas do dia a dia e que possuem explicações científicas em que a escola em seus currículos costuma estudar.Mediante a análise dos dados podemos afirmar que os alunos questionados relacionam conceitos científicos com pouca apropriação, pois seus significados são colocados em contextos diferentes dos que eles representam. Pois,                                          
O conhecimento implícito é produzido por processos essencialmente indutivos e associativos. O ser humano é capaz de abstrair de suas vivências e experiências a estrutura correlacional do mundo, o modo como as coisas se relacionam. Este conhecimento tem finalidade essencialmente pragmática, sendo sua validade relacionada aos resultados positivos obtidos em sua utilização. No sentido cotidiano, um conhecimento é válido se funciona na prática. (MORAES, 2008, p.171)
                Cabe ao professor proporcionar vivências de aprendizado que aproximem os conhecimentos dos estudantes da compreensão mais elaborada da realidade. Estratégias que coloquem o aluno no enfrentamento de seus conhecimentos prévios para daí ocorrer uma confirmação ou uma renovação desses saberes são necessárias durante a vida escolar.

                                                                                                Zulma Elizabete de Freitas Madruga

                                                                                                Daniel Klug

Nenhum comentário:

Postar um comentário