Ações pedagógicas que consideram a representação de como os estudantes compreendem o mundo são muito potentes, porque com a riqueza de informações registradas o professor pode construir argumentos que reorientem entendimentos incorretos. Esse trabalho analisou uma de 5 questões abertas de um questionário que aborda questões práticas do dia a dia e que possuem explicações científicas em que a escola em seus currículos costuma estudar.Mediante a análise dos dados podemos afirmar que os alunos questionados relacionam conceitos científicos com pouca apropriação, pois seus significados são colocados em contextos diferentes dos que eles representam. Pois,
O conhecimento implícito é produzido por processos essencialmente indutivos e associativos. O ser humano é capaz de abstrair de suas vivências e experiências a estrutura correlacional do mundo, o modo como as coisas se relacionam. Este conhecimento tem finalidade essencialmente pragmática, sendo sua validade relacionada aos resultados positivos obtidos em sua utilização. No sentido cotidiano, um conhecimento é válido se funciona na prática. (MORAES, 2008, p.171)
Cabe ao professor proporcionar vivências de aprendizado que aproximem os conhecimentos dos estudantes da compreensão mais elaborada da realidade. Estratégias que coloquem o aluno no enfrentamento de seus conhecimentos prévios para daí ocorrer uma confirmação ou uma renovação desses saberes são necessárias durante a vida escolar.Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Daniel Klug
Nenhum comentário:
Postar um comentário