sexta-feira, maio 27, 2011

Material Concreto e Software Educacional

UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Tendo em vista a criação de um ambiente que motive e desperte o interesse pela aprendizagem da disciplina de Matemática, incentivando o aluno a agir com autonomia, procurou-se desenvolver, através de aulas que enfatizem a saída de campo, um trabalho que envolvesse medidas reais e a utilização do software educacional Geogebra no estudo de trigonometria. O trabalho foi realizado com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, turno da manhã de uma escola de estadual do município de Campo Bom, RS. A pesquisa de abordagem qualitativa consistia na construção de um teodolito, aparelho utilizado para medir ângulo, construído com material alternativo, para posterior análise de construções da escola, realizando cálculos para encontrar medidas inacessível, após, os estudantes utilizaram o software geogebra para comparação entre os resultados e análise mais detalhada dos triângulos retângulos formados. As informações colhidas durante o desenvolvimento do trabalho, bem como os relatórios dos alunos, serviram como dados e foram analisados ao final do plano de trabalho. Desta forma, buscou-se desenvolver um trabalho que auxiliasse o aluno a desenvolver autonomia, motivando-o para a aprendizagem da disciplina e percebendo-a impregnada em seu cotidiano.

3 comentários:

  1. Olá professora,gostaria de saber mais sobre esse programa,já que você utiliza,quero saber mais sobre essa aula,abraços.

    ResponderExcluir
  2. Professora, tais recursos são muito interessantes...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela utilização da informática em suas aulas.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir